Caso de Sucesso – BrasilPrev

Confira como a BrasilPrev aprimorou a gestão do Fluxo de Caixa para maximizar seu resultado financeiro, superando desafios de grandes volumes de dados bastante heterogêneos

Empresa

Brasilprev Seguros e Previdência S.A. é uma das maiores empresas de previdência privada do Brasil, dedicada exclusivamente a esse negócio. Com sede em São Paulo e atuação em todo o território nacional, constituída em dezembro de 2012 como braço das operações de seguros, capitalização e previdência aberta do Banco do Brasil.

Com a missão de proporcionar soluções de segurança financeira e serviços de alta qualidade para viabilizar os projetos de vida de seus clientes, a Brasilprev oferece planos de previdência complementar aberta para pessoas físicas e jurídicas, nas modalidades Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

A companhia atende atualmente a uma carteira de 1,8 milhão de clientes e mais de R$ 230 bilhões em ativos sob gestão. Montante que garante a liderança de mercado neste segmento, com 30% de participação.

 

Desafio

Com o objetivo de aprimorar a gestão do Fluxo de Caixa, de forma a maximizar o resultado financeiro da companhia, viabilizando integrações dos Dados de diversas plataformas, e que porventura seja implantado em tempo futuro, garantindo assim o aumento significativamente da produtividade interna relacionadas a estas atividades, utilizamos uma ferramenta de integração para aplicar as regras de negócio que implicam na troca de informações entre os ambientes bem como no retorno dessas informações ao legado, ou seja, fornecer informações aos ambientes da BrasilPrev mantendo a qualidade e confiabilidade das informações na empresa.

Por conta do enorme volume de dados e heterogeneidade dos dados a integração entre as plataformas da empresa tornou-se o principal desafio do projeto o que levou a BrasilPrev a buscar uma consultoria especializada que pudesse auxiliá-los e que tivesse referência em todos estes itens.

 

Solução

Com o objetivo de integrar as informações necessárias entre a Gestão de Fluxo de Caixa e assuntos como Arrecadação, Resgate, Beneficio, Pagamento, Devolução, Comissões, Portabilidade entre outros, foram criadas interfaces de dados genéricas capazes de traduzir as regras de negócio desses sistemas para a Gestão do Fluxo de Caixa, tornando o projeto como centralizador das informações de diversos legados e melhorando significativamente a Gestão de Fluxo de Caixa.

Além da busca de informações dos legados, foi criado um processo de retorno do processamento do Fluxo de Caixa para sensibilizar os legados. Este processo de integração dos Dados também tem como função a devolução de status em diversas etapas do Fluxo de Caixa para os Sistemas Legados, onde de acordo com o status retornado uma ação é executada.

O IBM InfoSphere Information DataStage foi a ferramenta responsável pelo controle de todos os fluxos, processos de integração e regras de negócio do projeto. Devido ao seu processamento massivo e paralelo foi possível efetuar a conciliação financeira em diversos períodos do dia, o que era um dos principais requisitos do projeto.

“O atendimento foi excelente, de acordo com a complexidade do projeto e as exigências de maturidade de equipe que precisávamos. A vasta experiencia com DataStage (tecnologia escolhida para o desenvolvimento das integrações) e um pool de analistas especialistas deste tema, também foi decisivo o fato de já terem trabalhado em outros projetos que envolviam as bases que seriam integradas com o sistema de Fluxo de Caixa.”

Fabio de Lima Gutierrez
Coordenador de Sistemas
BrasilPrev

Benefícios e diferencial

O conjunto do projeto melhorou consideravelmente o processo de controle sobre o caixa da companhia, automatizando passos e gerando transparência das informações.

Toda a companhia se beneficiou e também os nossos clientes finais. O conjunto do projeto impacta em cerca de 2 milhões de pessoas, direta ou indiretamente.

O projeto possibilita a companhia de se diferenciar ainda mais no mercado devido ao aumento de eficiência operacional.

Tenbu é uma empresa especializada na elaboração e implantação das melhores soluções para o apoio à tomada de decisão de seus clientes.

Nosso negócio é viabilizar decisões inteligentes, bem informadas e que gerem valor.

Pesquisamos e integramos soluções de vanguarda de forma criativa e inovadora, agregando e cruzando informações internas e externas com o objetivo de oferecer diferencial estratégico na utilização de dados.

Ajudamos nossos clientes em temas como: identificar produtos e unidades de negócio mais rentáveis, prevenir e identificar fraudes, obter uma visão 360º de informações internas e externas sobre seus clientes, agregar inteligência cognitiva e big data em seus processos de transformação digital, entre diversos outros temas.