Caso de Sucesso – Algar Telecom

Entenda como a Algar Telecom superou os desafios da Transformação Digital e processos de Big Data e Analytics através da aplicação de conceitos e processos de Governança de Dados para que fosse mantida a qualidade e confiabilidade das informações na empresa.

Empresa

Empresa de telecomunicações e TI (Tecnologia da Informação) do Grupo Algar.

Negócio iniciado em 1954, com a oferta de telefonia fixa em Minas Gerais, e hoje vende soluções completas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) para dez Estados do Brasil, incluindo serviços de internet, celular, TV por assinatura, voz, dados, TI e Infra, outsourcing, vídeo e mídia de consulta para clientes corporativos e do varejo.

Possui mais de 1,4 milhão de clientes nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará, além do Distrito Federal.

Detém uma rede de telecomunicações de última geração, com uma extensão de 48,5 mil quilômetros, e tem crescido a cada dia com investimentos em tecnologias, o que garante a alta qualidade dos serviços oferecidos, compromisso que mantém com seus clientes, e que se reflete no excelente índice de satisfação: 94% no segmento corporativo.

 

Desafio

Mediante o objetivo Algar Telecom de transformar digitalmente sua operação, sendo mais eficiente e promovendo a melhor experiência para seus clientes, e diante dos novos desafios de mercado em processos de Big Data e Analytics, surgiu a necessidade de aplicação de conceitos e processos de Governança de Dados para que seja mantida a qualidade e confiabilidade das informações na empresa. Outro fator importante, foi a necessidade de manutenção efetiva do Data Warehouse, já existente a alguns anos, a fim de otimizar os processos de governança de integração de dados, bem como, definir e implementar estes modelos para o Data Lake. Unido a isso, a Algar Telecom precisava otimizar o uso das ferramentas de trabalho em processos de Governança, adotando melhores práticas de mercado e otimizando recursos de hardwares e softwares.

A união desses fatores levou a Algar Telecom a buscar uma consultoria especializada que pudesse auxiliá-los e que tivesse referência em todos estes itens.

 

Solução

Através de um processo de assessment, identificamos a arquitetura, processos e o nível de maturidade atual da empresa, em termos de Governança e Metodologia. Alinhados às melhores práticas de mercado e metodologia do DAMA, elaboramos um framework de governança adequado para a Algar, onde para cada disciplina abordada foram desenvolvidos processos otimizados, templates, papéis e responsabilidade e documentos de referência técnica adequados à realidade Algar.

Orientamos que, a partir da implementação dos processos e uma mudança de cultura da equipe, haverá um maior controle sobre as regras e qualidade que incidem na informação, além de ser possível elevar o nível de maturidade da Governança, para obter melhores resultados através das boas práticas propostas, e tornando-os capazes de gerar profundos avanços no tocante à Gestão da Informação.

Ao final realizamos um mentoring para implantação dos processos entregues, apontando a utilização da suíte IBM InfoSphere, adequada a metodologias tradicionais e ágeis na condução de projetos.

 

“Recomendo a Tenbu em primeiro lugar, pela competência e presteza dos profissionais. Destacamos a qualidade das entregas, o que permite dar continuidade ao trabalho, expandindo para outras áreas da empresa. A Tenbu demonstrou grande conhecimento na questão de governança, conceitos do DAMA, no domínio das ferramentas, além de pessoas muito envolvidas em toda cadeia do projeto.”

Rogério Okada
Gerente de Aplicações Corporativas
Algar Telecom

Benefícios e Indicadores de Sucesso

Elaboramos para a Algar Telecom soluções em Governança de Dados com foco em integração, qualidade de dados e a implantação de processos para o Modelo de Operação, alavancando um ecossistema de inovação.

Atendemos a expectativa do cliente direcionando a definição da Governança e Metodologia de Integração de Dados, onde estabelecemos Processos e Métodos de Trabalho com a definição de papéis e responsabilidades, padrões, políticas e procedimentos.