Sucess Case

Hidrovias do Brasil

Jornada Data Driven

Perfil do cliente

hidrovias-logo
Indústria: Logística

Empresa: HBSA Hidrovias do Brasil SA

Missão: Prover serviços de qualidade utilizando modal hidroviário e priorizando sempre o desenvolvimento sustentável e a ética.

Empresa

A Hidrovias do Brasil é uma empresa de soluções logísticas integradas, nascida a partir de uma startup financiada pelo Fundo de Investimentos Pátria.

Atuam há mais de 8 anos com projetos consistentes para atender, de maneira personalizada e inovadora, às necessidades dos seus clientes.

O desafio

Visando incentivar e possibilitar o uso mais abrangente de dados e difundir a cultura Data-Driven corporativamente, a HBSA (Hidrovias do Brasil S.A.) buscava uma solução que entregasse o poder da criação de indicadores e análise de dados para o usuário de negócio de forma rápida, eficiente e governada.

Os dados precisam estar disponíveis nas mãos de quem precisa deles e sistemas rígidos, de difícil utilização, não atendiam mais a Power Users ou às equipes de TI que realizam sua manutenção. A pressão da concorrência, juntamente com diversas novas fontes de dados, está dando origem a novas necessidades. Os usuários exigem respostas com cada vez mais rapidez e facilidade.

Solução

A HBSA adquiriu a ferramenta Tableau para atender essa demanda de independência do usuário no processo analítico de forma governada.

Foi necessária a readequação da estrutura das bases analíticas disponibilizadas no SAP HANA, deixando os dados prontos para consumo pelas áreas envolvidas.

Toda concepção, além de ser pensada em atender plenamente a demanda do usuário de negócio, estará governada por diretrizes suaves a limites firmes, garantindo a segurança da informação e utilização dos dados apenas pelas pessoas certas. Com a modernização, adequamos todas as análises para uma visão mobile, aumentando a disponibilidade e acessibilidade.

Neste cenário, além de dar um passo importante em sua jornada pra se tornar uma empresa Data Driven, a HBSA terá a sua disposição toda uma camada de “SandBox” para efetuar descobertas em suas informações, com a possibilidade de análises em tempo real, bem como um fluxo de governança de dados robusto e moderno.

MODERNIZAÇÃO E SELF ANALYTICS

Visando atualizar e reestruturar seus relatórios e incentivar a tomada de decisão orientada a dados, a HBSA escolheu a ferramenta mais moderna para Self Analytics, o Tableau.

A solução permite à HBSA tomadas de decisões orientadas a dados de forma assertiva, ágil e confiável, se mantendo a frente da concorrência, melhorando a experiência do usuário, diminuindo o tempo despendido na criação de novas análises e gerando insights mais sólidos e dinâmicos.

“Em nossa decisão levamos em conta vários fatores, como atendimento da consultoria, dedicação, qualidade da equipe e solução apresentada, e em praticamente todos estes quesitos a Tenbu se destacou. A experiência foi muito positiva, pois as expectativas apresentadas na POC se comprovaram na realização da prestação de serviço, pois a Tenbu trabalhou com um time de primeira linha e as soluções apresentadas atenderam plenamente a nossa necessidade.”
Luis A. Souza Vaz
Consultor de Analytics na HBSA

A Tenbu é uma empresa especializada na elaboração e implantação das melhores soluções para o apoio à tomada de decisão de seus clientes.

Nosso negócio é viabilizar decisões inteligentes, bem informadas e que gerem valor. Pesquisamos e integramos soluções de vanguarda de forma criativa e inovadora, agregando e cruzando informações internas e externas com o objetivo de oferecer diferencial estratégico na utilização de dados.

Ajudamos nossos clientes em temas como: identificar produtos e unidades de negócio mais rentáveis, prevenir e identificar fraudes, obter uma visão 360º de informações internas e externas sobre seus clientes, agregar inteligência cognitiva e big data em seus processos de transformação digital, entre diversos outros temas.