É um fato universal, se determinada empresa tem bom atendimento ao cliente, irá facilmente conquistar novos consumidores, além de gerar predisposição natural para superar a concorrência.
O atendimento ao consumidor deve ser sempre o centro de qualquer negócio, pois, faz com que a empresa compreenda mais sobre os gostos e insatisfações do público alvo, resultando em lançamento de produtos cada vez mais adaptados aos diversos momentos de mercado. Um bom atendimento ao consumidor também ajuda a descobrir se os clientes estão enfrentando problemas alcance, em termos de comunicação ou sistema geral de comércio eletrônico. Assim, melhorar a qualidade do atendimento ao cliente deve ser sempre umas das principais iniciativas de negócios.

Big Data pode afetar diretamente no atendimento ao cliente, pois, consegue auxiliar drasticamente na melhora de todas as fases de um bom atendimento. Quando um cliente é lembrado, através das informações que a empresa analisou sobre seu perfil (para muitas essa soma pode chegar a casa dos milhões), é mais provável que o consumidor se sinta importante ao ser relacionado a situações, ofertas e novas compras que se adaptam melhor ao seu estilo de vida. Não é novidade, os clientes querem se sentir importantes, mesmo que existam centenas, ou milhares de clientes com as mesmas necessidades.
Ter as informações corretas sobre um determinado cliente pode ser extremamente útil, especialmente para a sugestão de novos produtos.

Nos dias de hoje, há uma quantidade exorbitante de dados sendo gerados através de nossas interações digitais. Esses dados quando coletados e examinados adequadamente, podem mostrar muito sobre as preferências de consumo. Assim, Big Data e Analytics de buzzwords desempenham papel fundamental de uma organização quando iniciam sua jornada de transformação digital, a fim de determinar fatores de sucesso. De outra forma, o Big Data é conhecido como o salvador das empresas digitais, pois consegue antever situações futuras e dá vida nova a modelos de negócios vulneráveis.

Com a análise de Big Data, as organizações podem entender melhor quais canais são frequentemente usados ​​pelos clientes, analisar as preferências visando a melhora em outros canais. Big Data também pode auxiliar na categorização de cada consumidor, os dividindo em faixa etária, poder aquisitivo, ciclos de compras e muito mais. A ferramenta propicia oportunidades adicionais para que as marcas otimizem as estratégias de omnichannel. Big Data também apresenta oportunidade de personalização de atendimento, melhorando as experiências dos clientes. Portanto, ao tentar entender o comportamento do consumidor, as organizações podem resolver divergências com mais eficácia, visto que Big Data pode oferecer soluções à necessidade de interrogatórios sobre compra.

 

Escrito por Luis Henrique Santana,
Gerente de Produtos e Soluções da Tenbu – An Analytics Company


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