O atual cenário das empresas é de alta competitividade em uma sociedade com transformações frequentes, com isso, organizações de todos os segmentos precisam estar alinhadas a tais mudanças e estarem aptas à frequência das mudanças, onde novas maneiras de gerenciamento de projetos e soluções consigam melhorar os processos estratégicos fundamentais do negócio.

Na gestão de TI, é fundamental o implemento de eficiência em cada processo executado, sem que isso diminua a qualidade ou a segurança do departamento. Metodologias ágeis tornam este tipo de entrega mais fácil e natural de acordo com o tempo de sua execução, levando o sucesso para além do uso digital e ajudando a influenciar a mudança de todo o mindset organizacional.

Podemos entender que metodologias ágeis são uma nova forma de gerenciamento e desenvolvimento de software, com uma abordagem que segmenta quais problemas e elementos devem ter prioridade, dentro de um ambiente colaborativo que une o desenvolvimento de software com conhecimentos de negócio de um modo que minimize riscos, tornando o processo mais rápido e natural.

A diferenciação deste gerenciamento para o tradicional está na melhora da comunicação entre equipes e departamentos, levando maior satisfação do resultado, sem, no entanto, realizar a entrega apenas no momento de conclusão. Ao optar por metodologias ágeis, as entregas ocorrem durante todo o percurso de construção do software, para que além das soluções desejadas, o projeto possa estar bem ambientado à realidade de sua funcionalidade.

A nova abordagem tem 4 aspectos fundamentais:
I. Colaboração do cliente
II. Comunicação efetiva entre pessoas e departamentos
III. Rápida resposta em imprevistos e mudanças
IV. Softwares de alta eficiência

Estas quatro definições promovem integração comunicativa que funciona através de feedbacks para uma melhor definição do software, através de objetivos mais claros e bem definidos.

Essa comunicação profunda promove mais independência e produtividade a equipe, ao incentivar o pensamento criativo e sugestões inovadoras para problemas recorrentes. Com o uso de metodologias ágeis, a otimização de tempo e rentabilidade dos recursos agrega valor a diversos momentos do projeto, contando ainda com respostas rápidas para melhor eficiência da estrutura de TI.

Para que empresas consigam obter rentabilidade nesta forma de gerenciamento, é importante investir em soluções digitais que auxiliem na produtividade ágil, mas, além disso, é imprescindível investir em projetos ágeis de diversas magnitudes, para que o método ágil traga altos resultados em processos de curto e longo prazo, com influência positiva em todo o mindset da empresa.


Comments: 0

There are not comments on this post yet. Be the first one!

Leave a comment